domingo, 15 de janeiro de 2023

lugares mal assombrados


        As manifestações espontâneas, ocorridas em todos os tempos, e a persistência de alguns Espíritos em dar sinais ostensivos de sua presença em certos lugares são a fonte da crença nos lugares mal-assombrados. As respostas que se seguem foram dadas a perguntas feitas a propósito.

Fonte: Capítulo IX

O Livro dos Médiuns de Allan Kardec. 

Nele o escritor procurou responder as principais indagações sobre o espiritismo.

           Os Espíritos só se ligam às pessoas, ou se ligam também às coisas? 

           - "Depende de sua elevação. Alguns podem ligar-se a objetos terrenos. Por exemplo, os avarentos, que ocultaram seus tesouros, e que não se acham suficientemente desmaterializados, podem ainda vigiá-los e guardá-los."

         Os espíritos errantes têm lugares prediletos?

           - "É ainda o mesmo princípio. Os que não mais estão presos à Terra, vão onde encontram amor. Para aí são atraídos, antes pela pessoas que pelos objetos materiais. Entretanto, outros podem, momentaneamente ter preferência por certos lugares; mas serão sempre Espíritos inferiores."

         Desde que a predileção dos Espíritos por uma localidade determinada é indício de inferioridade, é, também, prova de que sejam maus Espíritos?

            - "Certo que não. Um espírito pode ser pouco adiantado sem que por isso , seja mau. Não se dá o mesmo entre os homens?"

          Tem algum fundamento a crença de que os Espíritos  frequentam preferencialmente as ruínas? 

           - "não. Os Espíritos vão a esses lugares como a qualquer outra parte. Mas a imaginação, tocada pelo aspecto lúgubre de certos lugares, atribui à presença daqueles o que mais comumente é um efeito natural. Quantas vezes o medo não toma a sombra de uma árvore por fantasmas, ou grito de um animal e o sopro do vento por espectros! Os Espíritos gostam da presença dos homens e, por isso, procuram mais os lugares habitados do que os desertos."

         - Entretanto, de acordo com o que sabemos da diversidade de caráter dos Espíritos, deve havê-los misantropos que preferem a solidão. 

          - Por isso não respondi de maneira absoluta a outra parte; e é evidente que  os que se isolam é porque lhes agrada. Mas não existe uma razão para que as ruínas sejam forçosamente, lugares de sua predileção. Porque, certo, eles são muito mais numerosos nas cidades e nos palácios do que no fundo dos bosques. 

          - Em geral as crianças populares têm um fundo de verdade. Qual pode ser a dos lugares mal-assombrados? 

          - O fundo de verdade é a manifestação dos espíritos em que, por instinto, o homem acreditou em todos os tempos. Ma, como já disse, o aspecto dos lugares lúgubres fere a imaginação e ele aí coloca, naturalmente, os seres que considera sobrenaturais. Esta crença supersticiosa é mantida pelas histórias dos poetas e pelos contos fantásticos com que se embalam as crianças."

          - Os espíritos que se reúnem têm dias determinados e horas preferenciais?

          - "Não: os dias e as horas são controle do tempo para uso dos homens e para a vida corpórea; deles, porém, os Espíritos nem necessitam nem com eles se preocupam."

         - Qual a origem da ideia que os Espíritos vem de preferência à noite?

         - "Impressão produzida sobre a imaginação pelo silêncio e pela obscuridade. Todas essas crenças são superstições que o conhecimento raciocinado do Espiritismo deve destruir. Dá-se o mesmo com os dias e as horas que julgam mais propícios.  Crede que a influência d meia-noite só tem existido nos contos."

           - Se assim é, porque, então, certos Espíritos anunciam sua chegada e suas manifestações para uma determinada hora e para determinados dias, como, por exemplo, sexta-feira?

           - "São Espíritos que promovem a credulidade para se divertirem. É pela mesma razão que alguns dizem ser o diabo ou se atribuem nomes infernais. Mostra-lhes que não vos deixais enganar e eles não voltarão."

         - Os Espíritos voltam de preferência para os túmulos onde repousam os seus corpos?

         "O corpo não passa de uma vestimenta; eles não se prendem ao envoltório que os fez sofrer ais do que um prisioneiro se prende às cadeias.  A lembrança das pessoas que lhe são caras é a única coisa a que dão valor."

         - As preces que fazem em seus túmulos lhes são agradáveis e para aí os atraem mais que a outros lugares? 

          - "A prece é uma invocação que atrai os Espíritos, bem sabeis. A prece tem tanto mais ação quanto mais fervorosa e sincera. Ora, ante um túmulo venerado, a gente tem mais recolhimento e a conservação do piedosas relíquias é um testemunho de afeição dada ao Espírito, e à qual ele é sempre sensível. É sempre o pensamento que age sobre o Espírito, e não os objetos materiais. Estes têm influência sobre aquele que ora, neles fixando a atenção, do que sobre o Espírito."

         - Dissemos que certos Espíritos podem ser atraídos por coisas materiais; que podem sê-lo por certos lugares que, parece, escolhem para seu domicílio, até que cessem as circunstâncias que para aí os atraem. "

          - Quais as circunstâncias que os podem atrair? 

          - "A simpatia por algumas das pessoas que os espíritos os frequentam, ou o desejo de comunicar-se com elas. Enquanto suas intenções nem sempre são louváveis. Quando se trata de maus Espíritos, podem eles querer exercer uma vingança sobre certas pessoas das quais sofreram alguma coisa. A fixação num lugar determinado também pode ser para alguns uma punição que lhes é infligida, sobretudo se aí cometeram um crime, a fim de que o tenham continuamente aos seus olhos. ( De  REVUE SPIRITE , Fev. de  1860: Historie d'un damné.)

          - Os lugares mal-assombrados o são sempre por antigos habitantes dessas moradas? 

          - "Às vezes, nem sempre, pois se o antigo habitante  for um espírito elevado, não se prenderá mais à morada terrena de seu corpo. Os Espíritos que assombram certos lugares muitas vezes não têm outro motivo senão um capricho, a menos que não sejam atraídos pela simpatia por certas pessoas."

          - Podem aí fixar-se visando proteger uma pessoa ou à sua família? 

          - "Certamente, desde que sejam bons Espíritos. Mas, neste caso jamais manifestam sua presença por coisas desagradáveis." 

           - Existe algo de real na história da Dama Branca? 

          - "É um conto tirado de mil casos verdadeiros." 

          - É racional temes os lugares assombrados pelos Espíritos? 

          - "Não; os Espíritos que assombram certos lugares e aí fazem barulho procuram antes divertir-se à custa da credulidade e da poltroneria (medo)  do que fazer mal. Aliás, imaginai bem que há Espíritos por toda parte e que em qualquer lugar que estejais, vós os tendes incessantemente ao vosso lado, mesmo nas casas mais sossegadas. Só dão a aparência de assombrar certas residências quando encontram uma ocasião de manifestar a sua presença."

           - Haverá um meio de os expulsar?

          - "Sim. Na maioria dos casos o que se faz para isto, os atrai, em vez de os afastar. O melhor meio de expulsar os maus Espíritos é atrair os bons. Atrai, pois, os bons Espíritos, fazendo o maior bem possível, e os maus dali sairão; porque o bem e o mal são incompatíveis. Seja sempre bons e ao vosso lado só tereis bons Espíritos."

         - Entretanto, não há pessoas muito boas que estão expostas às traquinadas dos maus Espíritos?

         - "Se tais pessoas são realmente boas, isto pode ser uma prova para exercitar a sua paciência e as excitar a se tornarem ainda melhores. Mas, crede-o bem: não são os que falam incessantemente da virtude os que mais a possuem. Aquele que possui as reais qualidades frequentemente as ignora, ou delas não fala."

           Que devemos pensar relativamente à eficácia do exorcismo para expulsar os maus Espíritos dos lugares assombrados? 

         - "Vistes algumas vezes tis meios triunfarem? Ao contrário, não vistes o barulho aumentar depois das cerimônias de exorcismo? É que eles se divertem por serem tomados como o diabo.

          "Os Espíritos que não vem com intenção má podem também manifestar a sua presença pelo ruído e mesmo tornar-se visíveis; jamais, entretanto, fazem barulho incômodo Por vezes sã Espíritos sofredores, que podeis aliviar orando por eles; outras vezes mesmo são Espíritos benevolentes, que nos querem provar que estão junto a vós, ou, enfim , Espíritos levianos que querem perturbar o repouso fazendo barulho, quase sempre são Espíritos que brincavam; o melhor que se pode fazer é rir com eles. Eles acabarão se cansando, dede que verifiquem que nem aprovam nem impacientam."

           Destas explicações resulta que há Espíritos que se ligam a certos lugares e aí ficam de preferência, mas que nem por isso necessitam manifestar sua presença por efeitos sensíveis. Um lugar qualquer  pode ser a morada forçada ou de predileção de um Espírito, mesmo mau, sem que jamais aí se produza qualquer manifestação. 

            Os Espíritos que se ligam às localidades ou às coisas materiais, jamais são Espíritos superiores; mas sem o serem, podem não ser maus e não ter nenhuma intenção má. Por vezes, até são comensais mais úteis que prejudiciais, porque se interessam pelas pessoas e podem protegê-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FANTASMAS NO CINEMA E NO TEATRO

           Segundo consta nas histórias e lendas, os fantasmas abundam nos teatros do West End londrino. Sem dúvida é provável que os promot...